Comidas Tradicionais

Oi pessoas! :-)

Hoje venho falar sobre alguns tipos de comidas tradicionais aqui da Noruega. Por estarmos em Dezembro, irei falar das comidas natalidas daqui. Eles tem uns hábitos TOTALMENTE ESQUISITOS diferentes para comida e JURAM que a comida deles é A MELHOR COMIDA DO MUNDO! hahahahahahaha Ai ai... Precisam ver quando faço comida brasileira aqui, todo mundo lambe os beiços!!! hahahahahahahahaha

Aqui tem um tipo de peixe que é uma "iguaria" para eles durante essa época do ano. É claro que nem todo mundo gosta, porque precisa haver um certo cuidado no preparo. QUALQUER ERRO é fatal!!!  SEM EXAGERO!!! Vou tentar explicar marromênú como ele é feito. rsrsrsrs


O nome dele é Lutefisk. O peixe usado é o famoso bacalhau feito à base de soda cáustica ou hidróxido de potássio. ISSO MESMO MINHA GENTE!!! SODA CÁUSTICA!!! Primeiro, o peixe é colocado na água por uns cinco dias e mudar a água todo dia. ;-) Depois desse banho de limpeza todo, coloca o bichinho numa mistura de água com soda cáustica (não me recordo as proporções agora) por DOIS DIAS SEM MUDAR a água!!! Quando chegou aqui, eu desisti NA HORA DE COMER!!! hahahahahahahahaha Mas vamos lá que tem mais babado! hahahaha Por ele ter ficado tanto tempo nesses banhos de limpeza, ele vai ficar um pouco inflado e perder mais da metade da proteína dele e fica com uma aparência de gelatina (como na foto abaixo) e também corrosivo por conta do pH alto que ele fica... Por que será hein??? hahahaha Eu tô rindo, mas é sério! Mas depois de tirar dessa mistura, tem que colocar novamente na água por uns quatro dias ou seis dias trocando a água todos os dias. Aí sim ele está pronto pra ser cozido e então consumido (só para os loucos, convenhamos, vai... rsrsrsrsrs)! Vale lembrar que se deixar o peixe muito tempo na mistura com potássio, o peixe vira sabão (por conta da gordura)! Isso sem exagero!

Depois de levar quase o ano todo preparando de todo este processo de troca de água, vamos cozinhar o bacalhau, meu povo e minha pova!!! hahahaha Então, chega a ser óbvio que o peixe tá CHEIO d'água, então é só colocá-lo pra cozinhar no vapor com um pouco de sal por uns 25 minutos em fogo baixo. OOOOOUUUUUU... Colocar pra assar no forno com papel alumínio por uns 45 minutos. Depois disso tudo, vær så god!!! É só comer! rsrsrsrs

Lutefisk


O mais engraçado, é ver as pessoas doidas de pedra falarem com a MAIOR NATURALIDADE sobre como é feito e COMO é gostoso. Aham cláudia, valeu! rsrsrsrs Pior foi eu descobrir HOJE que comi SEM SABER um outro peixe que também é feito de um jeito estranho... rsrsrs Vou procurar saber mais sobre o preparo dele e conto depois! :-)

Beijo grande e até breve!

Comentários

Renata disse…
Ai Pri acho que esse peixe eu não encarava não rsrs, tem coisas que nem morando mil anos a gente se acustuma.
Bjosss
Unknown disse…
Ah Rê, comer uma vez no ano já está ótimo!!! rsrsrsrsrs Já terei cumprido meu papel natalítico anual de imigrante. rsrsrs
Beijooooooooooooo