Dando entrada na papelada do casamento

Namoro um norueguês há 1 ano e algum pouco mais de tempo. Estamos planejando nos casar desde o início do ano, mas muitas coisas aconteceram durante o ano que impediram que isso acontecesse. Acredito que nada é por acaso (olha eu dando uma de Zíbia Gasparetto rsrsrsrsrs), e também tenho QUASE certeza que se tivéssemos nos casado no dia que havíamos planejado, talvez estivéssemos vivendo em pé de guerra por conta dos problemas que andaram nos perseguindo. Mas sempre dizem que depois da tempestade vem a bonança! Graças a Deeeeeeeus!!! \o/
Pois bem, entre vindas e idas e alguns reais e coroas gastas nesse achamento de riqueza (hahahahahahahahaha), cá estou eu DE NOVO na terra do Papai Noel (vulgo, Noruega rsrsrs) com exatas duas malas com o Supermercado Guanabara QUASE inteiro em uma delas! Hahahahahahahahaaha
Terça passada fui na Skatt øss (órgão público que eles chamam de casa de imposto, que serve tanto para os noruegueses quanto para estrangeiros, que são auxiliados sobre documentos, trabalho e mais um tantão de coisas importante) dar entrada nos documentos para o meu casório com o love. Mulherada do meu Brasil varonil, se algum dia você conhecer um gringo (seja lá pra q canto do mundo for) SE PREPARE pra ser assaltada de forma PHYNA!!! #prontofalei!!! hahahahahahahahahahaha Vai gastar um bocado, viu?! Aaafff… rsrsrs Eu ainda gastei um pouco mais porque tirei a documentação 2 vezes. P q, fofolete?! Xiiii, melhor esquecer esse babado para os sentimentos enterrados continuarem onde estão! Rsrsrsrsrs VOLTANDO… Você precisa tirar os documentos específicos (vou escrever no final do post), levar no Palácio do Itamaraty (ao lado da Central do Brasil, no Rio de Janeiro hein lindas!) pro tio Cônsul xikérrimo carimbar 0800 seus documentos e aí então você leva para um tradutor juramentado. Você também pode levar pra ele antes de levar no Itamaraty. Aí você escolhe como fica melhor pra você. A ordem não altera muito. Depois de tudo pronto, você precisa levar ao Consulado da Noruega (Andar 22 da Torre do Rio Sul) e pagar UMA FORTUNA pro OUTRO tio Cônsul carimbar seus 4 documentos. Como eu já tinha a certidão de nascimento e a tradução da mesma prontas da outra vez, desta vez eu só fiz a legalização da declaração de estado civil. Mas o valor é R$ 70 para documentos originais e R$ 40 para traduções (isso em 2012). Você entrega a documentação numa terça e pega na quinta. Eles não estão mais aceitando pagamentos lá. Tem que fazer um depósito no Banco HSBC e levar o comprovante no dia! Dê uma checada no site deles: http://www.noruega.org.br/Embassy/Consulado-Geral-da-Noruega/
Pois bem, papelada TODA PRONTA no Brasil venha LINDA e iludidamente apaixonada pra Noruega hahahahahahahaha e aí vocês precisam ir para onde eu fui: Skatt øss. Você mesma pode ir sozinha, assim como eu. Eu fui sozinha porque o love estava viajando à trabalho. Aqui em Oslo, fica QUASE dentro da Oslo S (estação de trem). Lá, a moça que me atendeu, muito simpática por sinal, pegou todos os nossos documentos (no final do post coloco os detalhes), fez a kopi (como eles falam em norueguês) de TODOS OS MEUS DOCUMENTOS BANHADOS À OURO (de mil que latem hahahahahahahaha) E ME DEVOLVEU!!! Oi??? EXATAMENTE, fofoletes… Na maior cara dura como se estivesse bebendo água!!! Gastei uma fortuna que eles juram que eu tenho pra depois me devolver tudo na maior naturalidade… rsrsrsrsrsrsrsrs Disso eu já sabia, porque tentamos dar entrada de outra vez. Por isso dessa vez tentei pesquisar BASTANTE o preço dos documentos porque sabia que depois eles não teriam serventia alguma. Hoje eu dou um pouco de risada dessas coisas, sabe… Muito melhor que chorar… Que aliás, dá rugas!!! CREDO!!! Hahahahahahahaha
Agora, temos que esperar 2 semanas pra entrarmos em contato ou sermos contactados, e daí ligar pro juiz (outro tio querido hahahahahahahahahaha) e agendarmos com ele a nossa data
e mais um assalto sem armas!
E por hoje é só! Até que pra início de blog (ou seria de conversa?! rsrsrsrs) “falei” bastante, né?! Pois é… Esqueci de avisar que sou MEIO desbocada, OU SEJA, ADOOOOOOOORO falar e escrever!!! Hahahahahaha Vou deixar aqui abaixo todos os documentos necessários e seus respectivos links!


Seus documentos necessários (no caso de você ser solteira):
- Declaração de estado civil em algum cartório próximo de você (ou onde for mais barato, porque eles cobram UMA FORTUNA pra dizer que você é solteira!!! hahahahaha). Para esta declaração você precisa de 2 testemunhas. Eu paguei R$ 191.
- Uma certidão de nascimento ATUALIZADA. Pois é, fofoletes… Aquela que seus pais tiraram quando você nasceu é coisa do passado!!! Hahahahaha
- Tradução da declaração de estado civil e da certidão de nascimento em um tradutor juramentado. Eu traduzi a primeira vez com o ‘seu’ Derrick Guy Phillips (tel.: 2224-3803 / 3553-1938) e agora na segunda fui na tradutora que o Consulado indicou… SINCERAMENTE?! Gostei do ‘seu’ Derrick!!! #prontofalei!!! Hahahahahahaha Um senhor inglês HIPER ULTRA MEGA educado!!!
- Seu Passaporte (quando vocês forem na Skatt øss) pra eles verificarem que você não está aqui ilegal.
- E o ticket do avião (pra eles terem certeza que você não apareceu aqui do nada hahahahahaha :-P )
Documentos a serem preenchidos na Noruega:
- Ir no site do Skatt øss http://www.skatteetaten.no/no/Skjemaer/ (já coloquei direto onde você precisa ir) e clica em Forlovererklæring e depois você clica nas skjemas Q-0150B (você e seu noivo irão preencher) e Q-0151B (seus padrinhos irão preencher).

Até a próxima! :-)

Comentários

Raquel Ferreira disse…
Tá ótimo o blog!!!! E daqui a pouco aparecem umas brasileiras casadoiras na Noruega por aqui! Elas vão amar! E você escreve muito bem, viu? É divertido e ainda é utilidade pública! Mas o mais importante é a delícia de ter um cantinho só nosso, não é verdade?
Beijos e sucesso, minha amiga blogueira!
Unknown disse…
Obrigada minha lærer preferida!!! hahahahahahaha :-) De pouquinho em pouquinho eu chego lá. rsrsrs Mas é mais pra ocupar o tempo também. rsrssrs Beijo grande e volte sempre!
Danielle disse…
Pri, não é uma chateacão todo essa burocracia? Aff.... Haja dinheiro e paciencia!!!
Amei o blog!! Vai ser sucesso!! ;)

Beijão!!
Unknown disse…
Dani, nem me fale!!!Eles só esqueceram de me falar onde encontro minha riqueza pra isso tudo!!! rsrsrsrsrs Agora vai vir mais uma facada pra marcar com o tio juiz...
Beijo e volte sempre!!! ;-)
Marcela disse…
Oi Priscila, acabei de entrar no seu blog e fiquei com vontade de ler todinho. Justo no primeiro post já me identifiquei. Acho que vou passar por todas essas papeladas em menos de um ano! Ai que frio na barriga, quanta coisa pra resolver!!! hehe beijos
Unknown disse…
Oi Marcela! Obrigada pela visita! rsrs O post ficou longo, mas tentei dar o caminho das pedras. rsrs Mas não tem erro. No meu caso foi meio complicado pq o marido era divorciado e a ex dele queria azucrinar... Mas fora isso, não tem como dar errado. Eu mesma q dei entrada nos papéis. Depois q casei, eu q fui dar entrada no visto. Faço tudo sozinha agora. rsrs E acaba q a gente sempre encontra alguém bacana disposto a nos ajudar. :-) Beijo grande e boa sorte! Seja sempre bem-vinda ao meu blog. Se precisar fe ajuda, é só falar!