Virei Gente!

Conseguiu adivinhar pelo título do post? Não?! Senta porque lá vem estória! rsrsrs :-p Meu visto ficou pronto!!! Uhuuulll!!! :-D Sexta passada eu escrevi para a polícia em Lillestrøm (Romerike Politidistrikt) porque: 1) já tinha passado os 3 meses que o carinha tinha me falado, 2) estava de saco cheio de esperar e 3) eu queria ver se conseguia algum milagre! :-) Pois bem, eis que segunda-feira estava eu no trabalho do marido e recebo um e-mail da moça de lá dizendo que meu pedido já estava pronto. Pois bem! Pulei TANTO de alegria que o marido quando me viu pulando igual pipoca perguntou se eu estava com frio. hahaha E eu disse que o pulo era de alegria mesmo! rsrsrs Ah sim, eu sou dessas!!! rsrsrsrs Todo mundo que não me conhece me acha séria e metida demais, mas eu sou tranquila pra caramba. rsrsrs Só tenho cara de RYCA! rsrsrs :-p Eu sou séria, metida, esnobe e sei lá mais o que, com quem não merece o meu respeito e a educação que os meus pais me deram.

Pois bem, quando cheguei em casa, agendei um horário no site da UDI onde eu (e você vai fazer no futuro) fiz o pedido de imigração e paguei uma taxa SIMBÓLICA de 3750 NOK (R$ 1305,75). E para minha surpresa, quando cheguei na polícia...

1) o cara que fez meu visto foi o mesmo que liberou pra mim e ele me reconheceu e tudo!!! :-) 2) descobri que meu visto ficou pronto 1 mês depois que dei entrada nos papéis e eles NÄO ME AVISARAM!!! Agora é aguardar meu cartäo em casa e depois ir no Skatt Øst solicitar meu número pessoal (o nosso RG no Brasil).


Minha Carta de Permissão pra Morar na Noruega
Ôh ódio, gente... Ódio por conta do norskkurs. Já pensou se eu não consigo vaga agora??? Porque o certo seria ligar para o curso em Fevereiro, e estamos em MAIO... Mas amém! A felicidade foi tanta que nem deu pra ficar triste. rsrsrs Afinal de contas, minha vida de housewife está com os dias contados!!! \o/ rsrsrsrs Mas saindo de lá, fui direto na escola pra saber como funcionava, o que eu precisava fazer e etc. Bom, fui MUITO BEM recebida pela pessoa responsável por receber novos alunos! Conversamos bastante. Ela perguntou quantos anos estudei no Brasil (desde do primarinho da tia Cotinha até onde parei - no caso, a facul, ou seja, meu nível educacional). Perguntou o que pretendo fazer depois que terminar o norskkurs e eu falei um pouco dos meus planos e sonhos. rsrsrs Tirei todas as minhas dúvidas (que irei postando aqui conforme o processo for avançando comigo) e ela disse que iria conversar com a professora, e me ligaria pra me dizer se eu poderia começar agora (pois as aulas começaram há +/- duas semanas).

Pois bem... Cheguei em casa, narrei meu dia pro marido e um tempinho depois quem ligou pra ele??? A TIA DO CURSO dizendo que começo na segunda, Mandou que eu comprasse o livro de atividades do På Vei, disse o nome da minha lærer (professora) e a sala que eu irei estudar! Ufa! rsrsrs Tudo de uma vez assim desse jeito! rsrs Então agora é só aguardar até segunda com o restante das novidades! :-D

Vou estudar 600h de norueguês (550h de norueguês (bokmål e nynorsk - a tia não falou, mas eu estou sabendo desse babado) e 50h de cultura norueguesa). Tenho até 21 de Fevereiro de 2016 pra completar meu curso de forma grátis. Se eu gastar mais que isso pra completar as 600h, preciso pagar. Se eu quiser estudar mais que as 600h, também preciso pagar. Se eu fizer Norskprøve 2 e 3, não preciso terminar o curso (se eu quiser), pois eles entendem que estou apta em norueguês, mas se eu quiser continuar no curso mesmo tendo as provas, e completar as horas restantes, sem problemas!

Andei procurando o livro pela internet, e achei este site que parecia estar em promocão. Acabei comprando hoje o livro de atividades (Arbeidsbook, custou Kr 335) e o texto (Tekstbok, custou Kr 395) na livraria Ark. Marido e eu fomos fazer uma volta hoje e passamos no shopping pra ver se por um acaso encontraríamos. Se eu estivesse com o tempo folgado, eu compraria pelo site, mas ele achou melhor comprar na loja. Depois d'eu pagar o livro, ele disse "Agora você PRECISA estudar e falar norueguês!" hahahaha Eu decidi só rir, sabe. Estresse dá rugas e diminui o tempo de vida. rsrsrsrsrs

Pra início de processo, está bom por aqui, né?! rsrs Semana que vem eu conto como foi minha experiência na escola. rsrsrsrsrs Agora eu vou namorar meus livros um pouquinho e depois marido e eu vamos fazer um churrasco, porque comemoramos na quarta-feira com Tapas e um bom vinho todos estes acontecimentos!


Um grande beijo e um ótimo final de semana! :-)

Comentários

Danielle disse…
Parabéns, Pri!! Boa sorte na escola! ;)
Ah, amei seu tempalte novo! Um luxooo!!

Beijāo
Raquel Ferreira disse…
Nossa, que tenso, Pri! nem estão te pressionando, né? hahahaha
A única coisa que entendi no seu documento além dos números foi aquele "av Brasil" ali, Norueguês é Grego pra mim (calma, confundi hahahaha).
Boa sorte com seu curso, eu sei que vai dar tudo certinho porque você é muito inteligente e sagaz! <3

Beijos!!
Priscila Sena disse…
Obrigada, Dani!!! Boa sorte pra vc tbm, xu!!! :-) Agora é vida nova pra gente!!! :-) Gracas a Deus!!! Beijo e bom final de semana! ;-) Bora marcar algo semana q vem! ;-)
Priscila Sena disse…
Oi Quel! Pressão??? Tu ainda não viu nada... rsrsrsrs Mas eu nem me estresso mais. rsrsrsrs Obrigada pelas vibracões positivas e pela visita! :-) Beijo grande e bom final de semana! :-)
Renata disse…
Aii Ai Pri finalmente! ! Fiquei muito feliz por saber dessa notícia, vc merece:-) Agora com a escola tudo vai mudar e pra melhor.
Bjosss e boa sorte nas aulas.
Priscila Sena disse…
Pois é, Rêêê!!! :-) Agora vai!!! Uhuuuulll!!! :-) Estou SUPER ANIMADA!!! :-) Até minha autoestima mudou! Estou um pouco nervosa por comecar o curso com as aulas em andamento, mas tenho certeza q vou conseguir lidar com isso! :-) Um grande beijo e bom final de semana! ;-)
Marcela disse…
Que ótimo que agora você "existe" aí na Norge hehehe pelo menos não demorou tanto tempo, né, porque ficar seis meses esperando um visto é demais! Mas que bom que deu tudo certo e você já vai até começar o curso de norueguês.

Por falar em visto, como foi todo o processo? É complicado? Vou ter que passar por tudo isso no ano que vem e não sei nem por onde começar, estou perdidinha! :(

beijos e tudo de bom na sua vida nova!
Priscila Sena disse…
Oi Marcela! Obrigada!

Pois é, o processo do visto foi bem rápido. Levou 1 mês. Pena que eles não me avisaram. O processo é bem tranquilo. Acho q dei sorte com as pessoas q me atenderam. rsrs Fiz tudo sozinha: desde levar os papéis pra nos casarmos à ir buscar meu visto. Mas qq coisa, é só me perguntar q vou ter o maior prazer em te ajudar! Beijoooo