I'm back!

♫ Apareceu a margarida, ôlê ôlê ôlá! ♫ :-) Podem cantar, eu deixo. rsrsrs :-p Sumi sim, e a lista de motivos é enorme. Pra começar, entrei em crise! :-/ É... Crise dos 30. Posso com isso??? hahaha Nunca tive tempo pra pensar em entrar em crise. Não passei pela crise dos 18 e nem pela dos 25 por estar sempre estudando e trabalhando, mas a dos 30... Essa me pegou de jeito. #delícia O fato de estar morando longe da mamy, não ter muitos amigos, a falta de Sol, o idioma que nos pára (inglês não é suficiente, xuxu), ter que depender de homem do marido no início... TUDO o que eu não era no Brasil. Sempre fui EXTREMAMENTE independente, e ficar parada me deprimiu bastante. Acredito que cada um arruma um jeito pra se adaptar num novo lugar, num novo emprego, numa nova escola/universidade. E comigo não foi diferente.

Saí do Brasil num Sol de 37 graus no meu Rio de Janeiro, e cheguei aqui com 8 graus. Legal, né?! :-) Moro aqui há mais de 2 anos, e ainda não acho legal quando chega o inverno. É tudo muito romântico com vc DENTRO de casa! rsrsrs :-p Mas a vida tem que continuar, e com o tempo você se acostuma. Comida? Experimentei tudo quanto foi peixe ou qualquer outra coisa da cultura. Ainda faltam algumas coisas na minha lista, mas é porque ainda não tive oportunidade. Visitei lugares e restaurantes incríveis. AMO comer e cozinhar. Não adianta... Pra mim, tudo comeca na boca! Desculpaê, é meu lado psicóloga voltando a aparecer. rsrsrs :-P


Mas voltando... rsrs Fiz o curso de norueguês em 1 ano, fiz o curso de 50 horas de civismo (Samfunnskunnskap) que nos é exigido (caso você faça o curso de forma gratuita), comecei a falar norueguês com apenas 1 mês de curso, fui a melhor aluna da classe e da escola, mas meu marido ainda não estava satisfeito... Teve a cara de pau de dizer em vários momentos que tinha regredido. Talvez se eu fosse como a ex mulher dele que levou 3 anos pra aprender a falar "god morgen" e de quebra ficou grávida, ele ficaria satisfeito! #desabafei Consegui um trabalho, ou melhor 2. :-) Coloquei na mente que queria acabar com o livro "På Vei" pra comecar a trabalhar, e foi assim que aconteceu. Ele é a base pra se aprender norueguês. Mas quando aparecia uns bicos pra fazer, tava eu dentro! :-) Cheguei a cozinhar num casamento para 50 pessoas. Confesso que fiquei muito insegura, e algumas pessoas próximas ficavam o tempo todo questionando minha capacidade. Só serviu pra provar pra mim mesma que sou capaz de qualquer coisa, basta eu acreditar! Fiz a 'tal' prova 3 de norueguês (norskprøve) e fiz o Bergenstest (prova escrita) agora dia 17 de janeiro e em uma semana a prova oral. Mas conto sobre o Bergenstest num outro post. #Prometo Agora é cruzar os dedos e torcer pra que dê tudo certo!


O que mudou em mim nesses exatos 2 anos e quase 3 meses? Aprendi a ser egoísta, passei a me cobrar além do normal por conta do idioma, estou tentando aceitar que não preciso ser perfeita da hora que acordo até a hora que vou dormir nos 7 dias da semanae que não preciso ser forte o tempo todo... Chorar faz parte da vida e isso não significa que vc é fraco. Muito pelo contrário, somente quem é forte admite suas fraquezas. Pois é... Não tem sido nada fácil. Talvez você pense que não foi lá uma coisa muito legal ser egoísta, mas estou repensando esse conceito. Sou uma pessoa que me entrego de corpo e alma, seja para o amor ou para amizade. Descobri que estava gastando mais tempo com os outros do que comigo, e que nunca recebia nada em troca, e decidi que quero ter um momento SÓ MEU pra que eu seja a Priscila, e não a esposa, e/ou a mãedrasta. E o que tem de errado com isso? Absolutamente nada! Esse é outro motivo d'eu ter me afastado do mundo virtual sem dizer um "tchau". Te confesso que no início doeu dentro do meu eu, sabe... Estava me sentindo a pior pessoa do mundo em estar sendo um pouco egoísta, mas o mundo tem andado menos pesado. ;-)


'Quê' mais mudou? Cortei o cabelo. rsrsrs Decidi que quero ter meu cabelo natural que nem sei como é. Vocês devem ter visto pela foto aqui do perfil do Google. Estou numa fase de mudanças internas. Em agosto fui ao Brasil e cortei o cabelo no queixo, daí fui deixando crescer e parei de relaxar o cabelo. Estou amando a mudança. Tem dias que é bad hair day e pronto! rsrsrs Mas eu não tô nem aí I'm sexy and I know it ♫ #baladinha #niverchegando




Mas assim... Vou ficando por aqui. Um beijo grande no <3 e volto em breve. ;-)


Boa semana pra gente!

Comentários

Liza disse…
Welcome back, Priscila!!!

Acho que ainda nao tinha visto uma foto sua, que linda!!! Seu marido parece ser exigente contigo, ne? Mas pessoas assim sao boas nas nossas vidas, servem para nos ajudar a subir.

Oi Priscila!
Antes de tudo queria dizer que seu blog é uma graça e que me identifiquei com várias coisinhas por aqui. :-)
Também sou uma carioca que veio parar na Noruega por causa do amor. S2 Moro em Tønsberg.
Estou me preparando pra fazer o Bergenstest, tanto que até fiz um blog, onde escrevo sobre isso.
Paveitilbestatt.blogspost.no

Por isso, gostaria de ouvir de vc sobre sua experiencia na prova. Como foi? Ja saiu o resultado? Me sugere alguma coisa? Farei a prova em maio ou setembro, ainda não me decidi.

Outra coisa, por algum motivo, só consigo escrever um comentario via telefone. Pelo computador não aparece o campo pra deixar comentarios. Pode ser um problema daqui, mas dê uma verificadinha por ai. :-)
Desde ja agradeço seu retorno.

Beijos e sucesso!
Haha. Agora que descobri o ícone lá em cima à direita, pra poder escrever um comentário. Eu tava procurando abaixo dos posts! Agora ja sei. uhuu
Beijo
Unknown disse…
Oi Patrícia, tudo bem?

Que bom que gostou do blog! :-) Vou tentar escrever com frequência agora. rsrs Sobre a prova: Não passei! :-( Nem na oral e nem na escrita. Na oral (prova que saiu o resultado primeiro), passei na gramática e na pronúncia. Fiquei reprovada por ter demorado pra responder e pq tive dificuldade em descrever as fotos que são dadas! mas tipo assim, nem fiquei triste pq a gente não precisa da oral pra entrar na faculdade (caso seja seu caso).

Na prova teórica, passei na gramática e expressões e na redacão! JUSTAMENTE a que eu estava com medo pelo fato de não ter tido tempo pra treinar e tal... Não passei na lytte, lese e no referat. A interpretacão dos textos e a ata me deixaram chocadas. Confesso pra vc. Pq eu saí confiante de que essas duas partes eu tinha me saindo bem... :-( Mas é assim. Já me inscrevi de novo pra prova em abril hoje, e espero que dê tudo certo!

Olhei seu blog por alto agora, vou ler com calma no final de semana. :-) Mas você me pareceu escrever SUPER BEM! Eu no seu lugar faria a prova agora em abril. ;-) Aproveita que vc está no ritmo. Se eu pudesse voltar atrás, teria feito ano retrasado ou passado, quando eu estava no auge do idioma e eu tinha mais tempo pra estudar.

Qto à caixa de comentários, vou checar. Mas até onde sei, ninguém nunca teve problemas.

Boa sorte pra vc.
Priscila
Ohh, Prisicla! Muito gentil sua resposta. Fiquei muito agradecida. :-)

Olha, pelo que vc falou, vc esta perto de ser aprovada. Vc ja tem experiência e sabe como é a prova. Só precisa treinar pra próxima!
Eu estou insegura de fazer a prova agora em abril, mas vou fazer um teste no curso em março, pra tirar a dúvida.

Eu já consegui me entender com a sua caixa de comentários. rs Não tem nada de errado com ela não, eu é que não a encontrei antes. Mas agora tá tudo certinho. rs

Vamos nos falando e trocando algumas figurinhas...
Beijos!